segunda-feira, 31 de agosto de 2015

É PRECISO FAZER CARETA PARA CANTAR BEM? CANTORES (AS) GOSPEL USAM E ABUSAM DESSE ARTIFÍCIO.

Após o sucesso da matéria publicada pelo blog da banda Rock Brasília sobre performance em canto (no sentido de não seguir o exemplo, dentre outros, do cantor Miguel, que aplicou uma voadora no pescoço de uma fã na platéia), nossa redação resolveu mandar essa: é preciso fazer careta para cantar bem? E a resposta dessa enquete tem pelo menos três partes: a) aceitável quando se trata de alcançar notas altas, técnica muito utilizada por vocalistas de heavy metal, que assusta, mas é válida! Podemos até pensar qual é menos pior, se cantar desafinado sem a carranca ou mandar ver a cara de filme de terror , mas acertar a nota almejada puxando para um truque vocal chamado de voz de máscara (para treinar essa técnica utilize exercícios de boca chiusa); b) lamentáveis as caretas usadas para espantar mesmo os ouvintes espectadores! Comum ver isso em cultos evangélicos, quando os cantores (as) que se propuseram a louvar ao Senhor pedirem aos fiéis para ficarem de olhos fechados em espírito de oração! Em seguida o próprio cantor fecha os olhos para iniciar o canto e começa a esboçar as primeiras caretas. E o público até segue as instruções no início da cantoria, porém, como ninguém é de ferro, as pessoas abrem os olhos e se deparam com a triste e cômica realidade de ver o cantor ou cantora fazendo uma careta de arrepiar, inapropriada para qualquer culto religioso e mais aconselháveis para filmes de terror de baixa qualidade! Talvez por isso as pessoas que estão presenciando a cena fecham os olhos correndo numa segunda vez, para não ter que encarar o show de horrores! Interessante que nossos pesquisadores afirmam que nesses casos o próprio cantor também fica, geralmente, de olhos fechados enquanto manda ver na carranca, passando uma ideia de quanto é difícil estar ali cantando, que está fazendo um grande sacrifício ou algo assim. Deveria mesmo é abrir bem os olhos e ver uma filmagem qualquer de sua performance tragi-cômica! Dessa forma passaria a cantar de olhos abertos e rosto mais simpático possível e veria melhor o público que aprecia sua performance e aguarda pacientemente o fim da execução da música que se propôs cantar. E mais. Ora, sabe o (a) cantor (a) gospel que o público dificilmente irá embora por conta de sua má apresentação em termos de performance, vez que aquele povo não está ali na igreja ou solenidade qualquer para apreciar uma apresentação musical. Todavia, dependendo do tipo de careta o (a) cantor (a) pode sim espantar e espalhar a platéia! c) a careta se faz necessária quando a mensagem musical ou o contexto onde a performance de canto acontece assim exigir. Comum em óperas, por exemplo, e musicais de toda sorte, incluindo aí, claro, óperas rock. Nesses casos, a cara de espanto do vocalista fará parte de um contexto teatral que exige tal coisa para exaurir todos os meios de passar a mensagem idealizada pelo autor da obra que está sendo cantada. Mas a regra geral é que se cante sem fazer careta. Isso porque música é entretenimento. Mesmo quando reflexiva, religiosa ou solene, a arte de cantar alegra as pessoas, enriquece o ambiente e prepara o público para sair deixando o evento alelgre, pra cima, satisfeito, pois, esse efeito pode durar por um bom tempo. Nesse sentido a recomendação é que o (a) cantor (a) comece a evitar as caretas, os olhos fechados por longos períodos durante a performance e olhar mais para o público que o acompanha. Haverá conectividade, interação e será estabelecida uma relação entre o público e o artista. Treinar vocal diante de espelho fará com que se possa aperfeiçoar a performance e começar a evitar as caretas que ninguém merece. Afinal, o artista deve ir mesmo aonde o povo está, contudo tem a missão de fazer esse povo feliz e mais reflexivo! Banda Rock Brasília

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